História da radiocomunicação

radiocomunicação

A História da radiocomunicação começou em 1892 com o Fisico italiano Guglielmo Marconi, que descobriu a possibilidade de transmitir sinais à distância com antenas sem fios, com diversos experimentos anotados, Marconi percebeu que as antenas, quando colocadas mais altas, possuíam um sinal de alcance maior.

Com esse descobrimento deu o nome dessa tecnologia de Radiotelegrafia ou Telégrafo sem fio. Com o avanço de seus experimentos Marconi criou um emissor de ondas que transmitia sinais em código Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens.

código-morse-1024x582

No começo do século XX foi criado a válvula elétrica pelo americano Lee De Forest melhorando muito a qualidade do som que era transmitido pelo telégrafo. Permitiu a transmissão de informações sonoras com as ondas eletromagnéticas, dando início as transmissões radiofônicas.

A História da radiocomunicação no Brasil.

Deve se lembrar que por volta de 1900 o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira, onde ficava sua paróquia. Foi um dos pioneiros com a primeira transmissão da voz humana via rádio do mundo.

No Brasil, a primeira transmissão oficial foi realizada no centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, em que o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado. No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando as pessoas quem estavam presentes.

Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC.

Vantagens da radiocomunicação ?

Dane Av[cml_media_alt id='1057']Dane_Avanzi_ClienteSA[/cml_media_alt]anzi é empresário, advogado e vice-presidente da Aerbras – Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil.

One thought on “História da radiocomunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *